Ministério da Cultura, apresenta
Fada de Botas
Fada de Botas

Uma conversinha com a Fada Conselheira

Olha que divertida a consulta que a fadinha Amanda fez no consultório da Fada Conselheira!

Olhei para o relógio na minha sala e percebi que Amanda estava atrasada para nosso segundo encontro. Por onde estará voando essa fadinha, pensei. Bem naquele momento, ela bateu à porta.

– Entre, querida, que bom que você veio.

– Desculpe-me do atraso, acabei me distraindo voando pelo bosque.

Eu entendia por que a fadinha havia se atrasado. Todos dizem que o bosque onde vivemos, no Mundo das Fadas, é um lugar especial, não só porque dali vêm as lindas flores de pétalas brancas para vestidinhos de fadas, como também por
causa das imensas árvores. Nos galhos dessas árvores vivem pássaros, alguns insetos e muitas aranhas. Gosto muito de ver as teias cuidadosamente tecidas pelas aranhas.

Chamamos nosso bosque de O Remoto Bosque das Fadas, embora fique perto de uma cidade grande e barulhenta. O nome não foi sempre esse, era somente Bosque das Fadas, ao lado da Cidade das Pessoas, mas isso foi há muito, muito
tempo.

Para Amanda, a fadinha, aventurar-se pela Cidade das Pessoas, voando de rua em rua, até chegar à praça central, era seu programa preferido. Ela mesma me contou, e contou muitas outras coisas, principalmente o seu desejo de ter um enfeite de pés.

Ah, ainda não expliquei o que faço: atendo todos os dias no meu consultório, aconselhando fadinhas que têm coisas a dizer, mas ninguém (ou quase ninguém) para escutar…

Meu consultório fica na segunda árvore da Avenida dos Cogumelos. A sala é simples, mas bem aconchegante. São duas poltronas, uma na frente da outra, além da estante com livros mágicos e o grande relógio que herdei do meu avô.

Deixo as janelas sempre abertas, eu não gosto de cortinas, prefiro deixar o Sol iluminar tudo. Pedi que a fadinha sentasse, e assim poderíamos continuar a conversa sobre os enfeites de pé dos humanos.

– Esses enfeites que começam nos pés e sobem até o joelho são chamados de botas. As crianças chamam de botinha. Cada tipo de enfeite tem um nome diferente, expliquei a Amanda.

– Botas!!! É isso! Botinhas cor-de-rosa!!! Finalmente sei o nome do meu desejo.

A fadinha sorria ao ajeitar os óculos no nariz com a ponta do dedo indicador.

– Os sapatos, ou calçados, como também são chamados pelos humanos, enfeitam e protegem os pés. Os humanos, como você já deve ter reparado, não sabem voar, precisam dos pés para andar. O chão é duro e frio, por isso usam sapatos.

Entendeu, Amanda?

– Por isso não temos sapatos, nós temos asas!!!

E completou baixinho, sem dar mais nenhuma explicação.

– Às vezes as asas ficam presas em teias de aranhas e, nesses casos, temos que andar como os humanos…

O relógio bateu doze vezes, hora do almoço.

– Você quer voltar amanhã no mesmo horário para conversar mais?

E você, o que contaria para a Fada Conselheira se pudesse ir ao consultório dela?