Ministério da Cultura, apresenta
Fada de Botas
Fada de Botas

Releases

Lançamento do livro Fada de Botas e o Menino Adormecido

A Fada de Botas e o Menino Adormecido, segundo livro da série Fada de Botas será lançado no dia 11 de maio na Biblioteca Pública do Paraná.  Com texto de Fernanda Salgueiro e ilustrações de Maureen Miranda e Rogério Borges.  A linda edição promete encantar, de novo, os fãs da Fada Amanda.

“Fada de Botas e o Menino Adormecido” é mais do que um livro, é um projeto de incentivo à leitura. Contribui para o fomento da leitura e democratização do acesso ao livro, por meio da distribuição gratuita e atividades de incentivo à leitura, promovidas pela autora em escolas, bibliotecas, além do Hospital Pequeno Príncipe, uma das instituições beneficiadas pelo projeto.

SINOPSE

Amanda, um fada diferente e curiosa, adora observar os humanos que moram na Cidade das Pessoas. Em uma tarde, depois da escola, ao passear pelo Bosque das Fadas encontra uma estranha luz piscante. “Será uma fada perdida? Ou uma joaninha brilhante?” Ao seguir a estranha luz até uma casa na cidade, ouve um humano pedindo ajuda. “Eu quero acordar, mas não consigo”, diz ele. Amanda sem pensar nas consequências, resolve levá-lo ao Mundo das Fadas. Um humano no Mundo das Fadas??? E agora, como Amanda vai resolver essa confusão?

Para conhecer o primeiro livro da Fada de Botas, basta acessar o www.fadadebotas.com.br e fazer o download da versão digital gratuitamente.

A autora 

Fernanda Salgueiro é consultora de marketing, escritora e uma grande incentivadora de leitura. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, há mais de 15 anos atua no terceiro setor em projetos de inclusão social e cultural que fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes. Possui uma mente criativa e inquieta sempre com novas ideias. A paixão pela literatura e o desejo por contribuir para um mundo melhor e mais justo foram decisivos na opção de usar sua criatividade para escrever livros infantis. Nasceu em Campo Grande – MS e mora em Curitiba há 25 anos.  A Fada de Botas e o Menino Adormecido é o terceiro livro infantil lançado pela autora.

Os ilustradores

Maureen Miranda é atriz, diretora, artista plástica e ilustradora. A sua arte pode ser considerada estilo barroco contemporâneo e chama atenção e encanta os olhos pela delicadeza dos traços. “Nasci no desenho, cresci desenhando. Busco a beleza do cotidiano onírico e causar o encantamento é meu objetivo; as mulheres e seus sonhos me inspiram por fazer parte de um mundo delicado em que a melancolia de seus olhos me hipnotiza.” Natural de Pato Branco, mora em Curitiba há mais de 20 anos.

Rogério Borges trabalha com ilustração desde a década de 1970, quando foi para São Paulo cursar faculdade de Comunicação Visual. Atuou em agências de publicidade e em várias editoras. Recebeu alguns prêmios, como o Jabuti Ilustração, o prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o Adolfo Aizen, o Prêmio Lourenço Filho, pelo conjunto de obras, e o prêmio da UNESCO Prize for Children´s and Young People´s Literature. Além disso, teve obras selecionadas para o acervo internacional da Biblioteca de Munique, na Alemanha. Atualmente, vive em Curitiba, no Paraná.

 

Lançamento do livro Fada de Botas

Em sua segunda obra, a autora Fernanda Salgueiro trata do tema inclusão de uma forma lúdica e leve. O livro é financiado pela Lei Rouanet e tem apoio do Hospital Pequeno Príncipe

Escrito por Fernanda Salgueiro, com ilustrações de Maureen Miranda, Fada de Botas conta a história da fadinha Amanda, que não gostava de usar seus óculos, algo raro no mundo das fadas. Sem enxergar direito, um dia feriu as asas e precisou andar. A experiência acabou machucando os pés da protagonista, que então reparou nos “enfeites de pés” utilizados pelos humanos e passou a desejar um par de botas cor-de-rosa.

“Quando eu pensei na personagem, pensei na questão da inclusão, mas sem rótulos. Algumas pessoas gostam de entender a moral da história. Na verdade, entendo que a criança precisa viver a aventura, muito mais do que ter uma conclusão sobre a obra”, explica a autora.

A inclusão está presente também nos formatos propostos. Além da versão impressa, o projeto prevê um audiolivro, o que garantirá acesso às crianças com deficiência visual. O Fada de Botas é financiado pela Lei Rouanet e tem apoio do Hospital Pequeno Príncipe. A obra será distribuída para crianças e adolescentes em tratamento na instituição e terá ainda uma versão em áudio como forma de democratizar o acesso à cultura.

O Hospital Pequeno Príncipe acredita muito no poder transformador e mobilizador da arte. Por isso, além de oferecer continuidade de educação formal durante o período de internamento, proporciona também várias oportunidades e acesso à cultura a seus pacientes e familiares. Pelo Projeto Fada de Botas foram realizadas várias contações de histórias para os pacientes do Pequeno Príncipe.

Fomentar o acesso à obra é essencial para formar leitores. Segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, elaborado pelo Instituto Pró-Livro, 86% dos não leitores nunca foram presenteados com livros na infância; no universo dos leitores esse índice cai para 48%.

No evento de lançamento, que será realizado na Livraria Cultura do Shopping Curitiba no dia 30 de outubro de 2013, a obra será distribuída gratuitamente, e também terá contação da história.

A autora
Fernanda Salgueiro, consultora de marketing e escritora. A formação em administração pela Universidade Federal do Paraná, com ênfase em marketing, esteve sempre acompanhada da paixão pela literatura. Em seu perfil profissional focou sua atuação no terceiro setor, em projetos de inclusão social e cultural que beneficiam crianças e adolescentes. Aliada a essas experiências publicou em 2012 o livro Bichonário Pequeno Príncipe, composto de minicontos e desenhos das crianças em internamento no Hospital Pequeno Príncipe.

A ilustradora
Maureen Miranda é uma artista multifacetada, pois além de atriz e diretora também é artista plástica, ilustradora e figurinista. Nascida em Pato Branco, mora em Curitiba há 20 anos, onde atua em diversas áreas e possui um ateliê. Convidada pela escritora Fernanda Salgueiro, Maureen criou as ilustrações para seu livro e se emocionou ao dar “vida” para Amanda, nossa amada fadinha. Quem quiser saber mais sobre seu trabalho pode acessar: maureenmiranda.blogspot.com.

Patrocinadores
Este projeto conta com patrocínio das seguintes empresas: Arcelor Mittal Govarri de Brasil Produtos S.A., Breitkopf Caminhões Ltda, Breitkopf Veículos Ltda, Marelli Móveis para Escritório Ltda, e Metalúrgica de Projetos Especiais Rio Branco Ltda.

Nós adoraríamos ouvir sua opinião.
Deixe seu comentário abaixo.

  • mariah

    onde encontrar o livro para comprar moro em niteroi.quero muito comprar esse livro,

    • Fada de Botas

      Olá Mariah, tudo bem? O seu interesse no livro Fada de Botas me deixa muito feliz. Obrigada. O livro impresso não está sendo vendido, ele faz parte de um projeto de incetivo à leitura que tem o objetivo de presentear crianças e, assim, contribuir para que mais crianças no Brasil possam ter acesso a um livro. Já fizemos várias ações de contação de história e distribuição de livros e estamos programando as próximas para 2014.
      Você gosta de ler no computador ou tablet? Se sim, você pode fazer o download do livro em pdf ou epub. E para que as crianças com deficiência visual também possam ter acesso ao livro, disponibilizamos o arquivo em mp3. Legal, né? Para isso, basta acessar o link http://fadadebotas.com.br/siteblog/download/.
      Se preferir ler o livro impresso, escreva para fersalgueiro@hotmail.com e tentaremos dar um jeitinho. Um abraço, Fernanda Salgueiro

  • luis ap. gonçalves jr

    gostei bastante do livro

  • Karin Cristina Guimarães da Costa

    Bom dia! primeiramente gostaria de parabenizar pelo lançamento do livro Fada de botas e o menino adormecido, eu e meu filho ficamos encantados! Gostaria de saber como faço para conseguir um exemplar do primeiro livro da fada? obrigado! Karin e Murilo